Escolha sem alternativa 20/03/2019

Os dias correram como se tivessem menos horas do que o normal. A equipa de planeamento da missão reunia numa única mesa que se fazia pequena para a quantidade de tarefas que havia por fazer. Os nossos telefones, demasiado inquietos para as comunicações que não havia, do lado de lá. As instituições comunicavam entre si até ao momento em que anunciavam a sua partida para a zona de catástrofe, momento a partir do qual as notícias mergulhavam num silêncio absoluto.

Entretanto, do lado de lá, o apelo de quem continuava com estruturas de alvenaria em pé, pequenas para tantos apelos, para tanta gente sem teto, sem comida. O Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada continuava a ter uma estrutura hospitalar, uma estrutura escolar, e vontade de dar resposta a tanto desespero. Esta missão, totalmente inacessível por se ter convertido numa autêntica ilha, tinha vontade de acolher a nossa missão, e tinha condições para a montagem de um centro de operações.

Era a primeira vez que ouvíamos o nome da localidade de Dombe, num distrito até então também desconhecido de nome Sussundenga, em Manica. Uma localidade com 12.000 crianças até aos 4 anos de idade, com 13.000 mulheres em idade fértil e com as estradas convertidas em mantos de água.

Chegou a hora de começar a estudar os mapas, as estatísticas, a caracterização da região; aquilo que quem não podia comunicar com facilidade não nos podia dizer. Articulámos com as entidades oficiais num chorrilho de telefonemas e e-mails, com a preocupação de não deixarmos no anonimato as atividades, e sobretudo as necessidades dos milhares de pessoas que era preciso atender. As horas passam e os dias chegam às noites e inevitavelmente o resto tem que ficar para o dia seguinte.#Idai

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s