Planeamento da missão de emergência em Moçambique 19/03/2019

Após a catástrofe que assolou Moçambique, o mundo acordou dia 15 de Março sacudido pelas primeiras imagens de desespero que chegavam do centro do país, com particular relevo para a Beira, a segunda cidade mais importante do país. Corria a notícia de que 90% da cidade teria ficado destruída. Um amigo, residente na Beira e colaborador de uma ONG confidenciou-me “a Beira, com o tempo, vai reerguer-se. Mas as imediações, as comunidades, o mundo rural como o conhecemos…a situação está muito feia…”

Um nó entalado na garganta como se as notícias não parassem de ressoar nas nossas cabeças. O prenúncio da desgraça colado aos minutos dos nossos dias. Após repetidas solicitações de inúmeras entidades, amigos e parceiros, encarámos a possibilidade de montar uma missão de emergência, porque não fazer nada, cedo deixou de afigurar-se como uma hipótese.

No dia 19 de março a direção da Helpo decidiu mover esforços para intervir no apoio às vítimas do Idai, em Moçambique. Encetámos um contacto com todos os parceiros em Moçambique no sentido de fazermos uma aferição de necessidades e de avaliarmos de que forma os nossos recursos poderiam responder a elas com o impacto desejado. O respeito pelo sofrimento alheio, pela dignidade humana e pelo valor dos recursos que são, certamente, muito valiosos para assistir muitos milhares de pessoas, ditaram a cautela dos nossos passos.

Começámos a desenhar um plano indicativo de ação com flexibilidade suficiente para este tipo de situação. Começámos a trabalhar no que viria a ser a resposta da Helpo no âmbito da nutrição materno-infantil à população afetada por esta catástrofe, alavancados pelas palavras de apoio e encorajamento dos muitos que sentiam vontade de agir, pela nossa vontade e pelo sentido de missão da nossa equipa. Começámos dia 19, sem saber o dia em que iríamos acabar.#Idai



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s