Primeiro troço percorrido 28/03/2019

De manhã bem cedo as duas nutricionistas que partiram de Portugal para se juntarem à restante equipa, chegaram ao terreno. A primeira tarefa foi cumprir com a palavra de ordem: articulação! Com poucas horas de estadia em Moçambique, as duas participaram numa reunião de coordenação do Ministério da Saúde; reunião que está a ter lugar todas as quintas-feiras e que começa com um ponto da situação e briefing de toda a informação que todas as organizações que estão no terreno devem conhecer. O dia passado na cidade contrasta com a realidade na qual irão submergir em pouco tempo.

Enquanto isso, o primeiro camião carregado de carga, saiu de Pemba e chegou a Nampula, após os primeiros 400 kms de viagem. Ao cabo deste troço, era necessário fazer o transbordo porque ao camião de 16 toneladas de comida e outro material recolhido, iria somar-se tudo o que coubesse no camião de 30 toneladas que faria a maior parte da viagem: Nampula – Chimoio. O dia reservado para o transbordo é o 28 para respeitar o calendário: dia 29 carrega-se o resto do reboque. São muitos, os braços necessários, mas são muitas as pessoas que não se negam a ajudar!

No coração da tragédia, são já noticiados os primeiros casos de cólera e a corrida contra o tempo agudiza-se! A situação de fragilidade é tal, que ninguém arrisca conjecturas. não há cenários risonhos no horizonte!

dia 28 é o 14º dia após a tragédia. Olhando para trás, vemo-nos a correr o mais rápido que conseguimos, quase sem tempo para recuperar o fôlego, e ainda assim, a nossa trajetória é lenta. A trajetória de todos é demasiado lenta, e esta corrida demasiado desigual. O tempo do vento e das águas que vieram com o Idai, galgarem tudo à sua volta foi, na descrição de alguns sobreviventes, de perto de 4 horas. O perigo destes dias é silencioso, é invisível e é veloz. E as suas consequências são temíveis e difíceis de prever!#Idai

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s