1000 kms de ajuda em movimento 30/03/2019

O sábado já acordou comprido, a adivinhar o caminho que as 30 toneladas têm a percorrer até à província de Manica, até às pessoas que justificam os dias a correr e os telefones frenéticos. Acordou a tropeçar na articulação, com a preocupação do INGC de Pemba em demonstrar ao INGC do Chimoio que a carga doada chegara ao seu destino, provavelmente assombrada pelas desconfianças já lançadas sobre esta instituição.

É difícil imaginar uma catástrofe onde há mais de 2 mil pessoas afetadas e um número ainda indeterminado de vítimas mortais; é difícil imaginar um contexto onde 700 km2 ficaram submersos e onde foram varridas casas, escolas, hortas, animais e tudo o que pudesse ser varrido pelas águas; e é difícil imaginar um país onde estão concentradas centenas de grandes, médias e pequenas organizações, umas mais enraízadas que outras, umas mais articuladas que outras, umas mais organizadas que outras, mas todas munidas de boas intenções… Mas é este o contexto que existe. E é nele que desenvolvemos grandes esforços para trabalhar de forma consistente e responsável e sobretudo impactante para os destinatários deste trabalho!

Dia 30 foi também dia de receber sacos de plástico, caixas, itens soltos, envoltos em vontade de ajudar. A sede da Helpo e a delegação de Ermesinde abriram novamente as portas e foram inundadas da genuína boa vontade de pessoas e instituições que nos confiaram as suas expectativas em fazer chegar algum conforto ao centro de Moçambique. Os braços dos voluntários que se inscreveram para dar apoio na logística foram muitos e incansáveis e esta máquina que começa aqui e se prolonga até à bacia do Buzi é parte daquilo que nos faz ter a certeza que tomámos uma decisão acertada em estender os nossos braços até ao Dombe e socorrer milhares de pessoas sem chão!#Idai

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s