Planos A, B e C (do lado de cá) 4/04/2019

Já perdemos a conta ao número de feitios, formas e tipo de organização em que nos vão chegando os donativos em géneros. À nossa representação em Ermesinde, chegámos a receber um camião do exército que foi pedido por um dos pontos de recolha para transportar até nós o material angariado. É difícil adjectivar o empenho com que as pessoas acorrem, carregadas com sacos ou disponibilizando o seu tempo precioso, às nossas instalações. Há quem peça dias de férias no trabalho, para vir ajudar! Há quem venha de longe.

O enorme armazém gentilmente cedido pela Bandague para os dias que antecedem o envio dos contentores, fez-se pequeno, minúsculo. O armazém de reserva gentilmente cedido pela empresa Marfer para o armazenamento dos donativos já não conhece espaços disponíveis e já avançámos para o plano C: pedir mais um apoio à Câmara Municipal de Cascais em forma de espaço livro para utilizarmos até ao carregamento do segundo contentor.

A equipa estica tanto quanto a energia permite e os segundos do dia aguentam. Não há palavras para descrever quanta roupa se consegue triar, quantos telefonemas se conseguem atender, quantos e-mails se conseguem enviar, quantas reuniões, mapas, pedidos, e quantas páginas na agenda regular se encaixam agora, compactadas ao máximo, num único dia de trabalho que só termina ao fecharmos os olhos sobre a almofada!

É impressionante a disponibilidade das pessoas que, ao telefone, ouvem a nossa voz pela primeira vez, e perante a descrição de uma necessidade identificada pela equipa no terreno, não pestanejam antes de se prontificarem a ajudar com tudo, mas absolutamente tudo, o que está ao seu alcance.

Do lado de cá, continuamos esforçada e diligentemente a fazer a única coisa que podemos fazer para aliviar a frustração de não conseguir mitigar o sofrimento alheio a um ritmo mais acelerado: responder com o maior empenho possível aos apelos das pessoas, dos colegas, dos parceiros. E é para continuar!#Idai

* Testemunho de Joana Clemente, coordenadora geral e executiva da Helpo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s