Dias pequenos para tarefas grandes 5/04/2019

O dia começou com a equipa dividida: 4 na missão, 3 em representação da Helpo na sede da província, distribuídos por reuniões, compras, agilização de transporte de material. A estrada que divide o Chimoio do Dombe começa a parecer menos longa, tal o número de vezes que teima em ser percorrida!

Perto da missão a equipa foi para o terreno, mais precisamente para o reassentamento do Dombe (local que o governo destinou para que aquelas famílias construam as suas novas casas), na aldeia de Mabaia. As nutricionistas integraram a equipa de saúde e puseram mãos à obra. É necessário responder ao anseio da direção provincial de saúde e conseguir a maior cobertura possível nos rasteais nutricionais!

Simultaneamente, do Chimoio saiu o segundo camião carregado de 10 toneladas de sal, óleo, açúcar e sabão. Tudo para integrar os kits de apoio que são entregues às famílias afetadas.

Do lado de cá, os braços das nossas equipas de voluntários, sempre crescentes e de um empenho irrepreensível, eram poucos e lentos para o tamanho da solidariedade que chega em caixas, sacos e afins dentro de carros, carrinhas e camiões! Valeu-nos, mais uma vez, a sensibilidade que a Câmara Municipal de Cascais tem demonstrado para com esta causa, e a disponibilização de um espaço perto da nossa sede, onde podemos triar o material em melhores condições e em maior quantidade, antes de o fazermos seguir para o armazém.

Em menos de nada, entre telefonemas, updates, decisões, muitos problemas e algumas soluções, o sol retira-se sem aviso e o relógio confirma que neste dia não vai caber tudo o que seria desejável. No terreno é noite e as nutricionistas tiveram tempo de abranger mais uma localidade (Máquina), mas ainda não tiveram tempo de voltar. De manhã encontraram-se poucas crianças no rastreio devido ao horário escolar pelo que, quando a rotina permite um olhar mais detalhado sobre os meninos e meninas das comunidades, centros de acomodação e reassentamentos, há que aproveitar!

Hoje o dia começou e acabou num abrir e fechar de olhos. Penso que são precisos tantos dias. Penso que talvez algumas pessoas não tenham esses dias todos. E depois penso que às vezes não adianta pensar. #Idai

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s