As quintas-feiras no Dombe…e o dia seguinte ao fecho do contentor 11/04/2019

Quinta-feira é dia de vacinação no posto de saúde no Dombe, o que equivale a dizer que a sala enche de mães. Há quem venha de perto, há quem venha de longe. Este é o dia ideal para acrescentar a área da nutrição materno-infantil ao trabalho da área de saúde que as enfermeiras já fazem regularmente.

Hoje fizemos 26 consultas de nutrição e demos entrada de 3 novos casos de crianças desnutridas, no programa de recuperação nutricional.  Houve uma mãe, a Rebeca, que chegou com o filho no colo e muitas queixas: diarreia, olhos encovados e pele visivelmente desidratada. Não falava português e foi preciso identificar entre as restantes mães que se encontravam na sala de espera quem falasse, para nos ajudar na tradução e fazer acontecer a comunicação. O bebé tinha um irmão gémeo, mas esse ficou em casa porque nas costas só dá para carregar um de cada vez.

Da equipa destacámos um elemento para preparar o armazém para a chegada do camião que traria o resto dos bens que ainda se encontravam na diocese do Chimoio e para fazer novos kits de assistência às famílias, para nova entrega.

Quando o camião chegou, eram dois! Fomos obrigados a procurar uma solução de recurso e os colaboradores da empresa Motaengil disponibilizaram parte do seu estaleiro para armazenar alguns bens. Colocaram-nos uma casa desocupada à disposição onde pudemos guardar 59 caixas de roupa ainda por triar, para integrar os kits a montar nos próximos dias.

Apesar de ser quinta-feira, um dia diferente e mais atarefado num dos postos de saúde não deixa de ser dia de internamento para as crianças que estão em recuperação e lá fomos passar visita ao serviço. A noite estava a cair e as mães a cozinhar o jantar debaixo do alpendre. A mãe Eva, já nossa conhecida, avistou-nos ao longe e apressou-se a sorrir e a pedir sal para o cozinhado. A mãe Elisa foi mais rápida e atravessou-nos o caminho com o mesmo pedido: connosco trazíamos precisamente as cestas básicas para que a alimentação não faltasse àquelas mães que, na sua maioria, estão a amamentar e assim sendo são um veículo precioso para ajudarem a melhorar o estado nutricional dos seus filhos.

A meio da tarde, uma de nós foi acompanhar a distribuição de alimentos no centro de acomodação de Máquina, onde já tínhamos estado no dia 6. Foi possível fazer o seguimento das crianças que já tinham sido sinalizadas mas que, apesar disso, ainda não tinham iniciado o tratamento…quando Maomé não vai à montanha…

  • testemunho da nutricionista Margarida Lopes, chefe de missão no Domb

Do lado de cá, quinta-feira foi o dia seguinte ao fecho do primeiro contentor que parte de Portugal; poder-se-ia pensar que seria um dia um pouco mais tranquilo que o dia anterior, mas o facto é que a palavra tranquilidade desapareceu, e levou com ela a rotina que conhecíamos.

Às 9h estava à porta do armazém que já sentimos um pouco como sendo uma segunda casa, um camião gigantesco, com mais de 13m de comprimento, absolutamente cheio de caixas a granel que teria que ser descarregado até às 12h, dados os outros compromissos assumidos pelo motorista. O camião tinha sido cheio no dia anterior junto à nossa delegação em Ermesinde e a solidariedade das gentes do Norte exibiu-se dolorosamente diante dos olhos de quem vê milhares de caixas a precisarem de sair de um reboque, no dia seguinte a termos ajudado milhares de caixas a subir para um outro reboque.

Respiramos fundo, o que tem que ser tem muita força e os nossos voluntários também. Ao final do dia, das caixas descarregadas já tínhamos construído 16 paletes, prontas para serem carregadas no próximo contentor a fechar, a nossa próxima meta!

Um grande obrigado a todos os que responderam ao nosso apelo e têm participado das mais variadas formas, no apoio à nossa missão humanitária, no Dombe! #Idai

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s