Longos dias têm uma semana

Pouco tempo antes de vir para Moçambique li o livro “Longos dias têm cem anos” de Agustina Bessa Luís, mais uma obra incrível desta magnífica escritora.
A páginas tantas, lemos “Longos dias têm cem anos. Assim me diziam quando se tratava de protelar um assunto, de o fazer amadurecer na lânguida separação do inadiável. E os longos dias passavam, carregados de justo sentimento pelas coisas que devíamos fazer de maneira lesta e durável. Às vezes, não se faziam nunca. (…) Só que eu, como o frade no seu horto, acordo sempre a horas, e retomo a palavra que tinha começado muitos anos antes.”
Nos últimos dias, o título do livro não me tem saído da cabeça e com ele tenho feito diferentes paralelismos. Longos dias têm uma semana, é o que se assoma no pensamento ao passar em revista a agitação dos dias que tivemos no âmbito da Semana de Saúde. Por outro lado, longas horas têm um dia, porque parece inexequível a quantidade de atividades que conseguimos realizar em cada um dos dias! Procrastinar é palavra que não consta no dicionário de Dombe da nossa equipa. Tal como o frade no horto, para nós os dias também começam cedo e terminam… quando é possível!
Na sequência do ciclone Idai, o Ministério da Saúde decidiu organizar a Semana de Saúde em resposta à Emergência, que decorreu de 6 a 10 de Maio, oferecendo serviços para melhorar a saúde das populações que vivem nos distritos das províncias de Sofala, Inhambane, Zambézia e Manica. Durante as reuniões de preparação, fomos percebendo que os desafios seriam muitos: é necessário constituir equipas para prestarem os serviços previstos nas Unidades Sanitárias, Brigadas Móveis e Centros de Reassentamento mas há falta de profissionais de saúde; é necessário transportar as equipas para as comunidades mas não existem viaturas; é necessário preencher os dados nas fichas criadas especificamente para esta semana mas os materiais não foram todos impressos. E poderíamos continuar a desfiar as contas deste rosário sabendo, de antemão, que a listagem final de necessidades e dificuldades seria bem extensa.
A equipa dos 3 nutricionistas esteve em ação durante toda a semana e ficamos escalados para integrar 11 Unidades Sanitárias e Equipas Móveis. De maneira lesta, garantimos o transporte de equipas para as diferentes comunidades, utilizamos o barco Esperança nas  travessias possíveis e fornecemos alguns materiais para que as atividades pudessem decorrem dentro do previsto.
Dado que cada um dos nutricionistas integrou diferentes equipas de saúde, no final de cada dia reuníamos para partilharmos momentos carregados de emoções, de aventuras e frustrações, de planos para os dias que se seguiam. Feito o balanço final da semana, verificou-se que realizamos triagem nutricional a 2947 crianças dos 6-59 meses e mulheres grávidas e lactantes, e realizamos 58 Consultas de Nutrição. Suplementamos mais de 2200 crianças dos 6-59 meses com vitamina A e cerca de 1000 adolescentes e grávidas com sal ferroso e ácido fólico. Desparasitamos aproximadamente 2020 crianças com mais de um ano de idade e grávidas, e fornecemos mais de 5000 preservativos para os Serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva/ Planeamento Familiar.
Longos dias têm uma semana. Longos, desafiantes, cansativos… e felizes dias!

*Testemunho de Liliana Granja, nutricionista da missão humanitária da Helpo no Dombe

One thought on “Longos dias têm uma semana

  1. Olá equipa da Helpo!

    Tenho acompanhado todos estes relatos que me são enviados e leio todos os pormenores desse fantástico trabalho que estão a fazer com essas populações! Os meus parabéns a toda a equipa e em especial à Liliana Granja que, pela sua escrita notável, nos leva a ler os seus relatos de forma romanceada!

    Bem hajam,

    Helena Nunes

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s