É difícil, impossível, nunca!

Passam 4 dias desde que a semana de saúde no âmbito de emergência iniciou, várias comunidades foram visitadas mas hoje vamos fazer diferente. Bem aventurados fomos no cumprir a missão e objectivo do dia que inclui rastrear, suplementar, desparasitar, vacinar e sinalizar todas mulheres grávidas, lactantes e crianças ate 59 meses em situação de desnutrição moderada ou grave.
O destino do momento chama-se Zomba Zibuya, uma das zonas de difícil acesso que para alcançar exige atravessar o rio Mussapa mais para o norte, cujo caudal esconde uma largura de por volta de 300m e 1m de profundidade. Para ser exacta, este percurso faz-se caminhando porque não há canoas disponíveis e a comunidade caminha sobre ele dia após dia para alcançar uma margem e outra. Olhando aquele cenário tão diferente, senti medo e desafio, porque não se trata de simples água, mas de uma água que podia carregar nas correntezas, serpentes, crocodilos e hipopótamos. Mas o medo transformou-se em coragem e determinação eu tinha três reforços especiais (o Zacarias – o técnico de medicina preventiva; a Zaina – enfermeira de saúde materno-infantil; e um enfermeiro geral).
Desistir não era uma possibilidade em cima da mesa e no momento em que, de seguida, mergulhámos os pés e o corpo, mergulhámos também a alma, com as nossas mãos e cabeças de kits de saúde (vacinas, as vitaminas, os desparasitantes, dentre outros itens). Durante 10 minutos ninguém mais falava, a única voz que podia se ouvir era do mussapa que os passos comunicavam. O suspiro de alívio e se sentir realizado havia retornado, pois chegamos na outra margem e somente restavam 5 km para Zomba esperançosos ficamos apesar das calcas e calcados molhados ainda estávamos motivados por isso continuamos, faltado 100 metros observamos movimentações de pessoas, os sussurros tornaram-se evidentes porem eram vozes das mulheres e crianças a espera.
*Testemunho de Hélia Sêda, nutricionista da missão humanitária da Helpo no Dombe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s